Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Anatel registra 2,8 mil reclamações de cobranças indevidas relacionadas a uso de dados

Em 2017, foram realizadas 11.335 contestações de que os créditos foram consumidos mesmo quando a rede 4G estava desligada

Publicado por Marcos Meneses
há 5 anos

De janeiro a junho, foram registradas 2.790 reclamações envolvendo cobranças indevidas relacionadas ao uso de dados com 4G, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), solicitado pelo UOL. Em 2017, foram realizadas 11.335 contestações de que os créditos foram consumidos mesmo quando a rede estava desligada. Vale destacar que isso não significa que todas as denúncias procedem, é claro.

Segundo a Anatel, mais da metade dos usuários de internet móvel (50,29%) usam a tecnologia 4G, o equivalente a 118.226.718 linhas. A Vivo soma mais de 75 milhões dos clientes e tem 32% do mercado de linhas móveis. Já a Claro tem 59 milhões de clientes (25%), a TIM, 56 milhões (24 %), e a Oi, mais de 38 milhões (16%).

As operadoras foram procuradas pela reportagem do UOL, e a Vivo disse que isso se deve às características dos smartphones. A Oi, por sua vez, atribuiu a uma particularidade “inerente” da rede 4G. A Tim e a Claro não se manifestaram.

Caso tenha identificado que houve cobrança indevida, a Anatel recomenda procurar a operadora e exigir o dinheiro de volta. Se não der certo, o passo seguinte é entrar em contato com a própria Anatel pelo site ou pelo aplicativo Anatel Consumidor.

Por: Editor CM

Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2018/08/07/anatel-registra-28-mil-reclamacoes-de-cobrancas-inde...

  • Sobre o autorMarcos Meneses, Advogado, Consultor e Freelancer Jurídico
  • Publicações17
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações212
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anatel-registra-2-8-mil-reclamacoes-de-cobrancas-indevidas-relacionadas-a-uso-de-dados/656891779

Informações relacionadas

Direito Legal
Notíciashá 10 anos

VIVO é condenada a pagar indenização por cobrança indevida

Notíciashá 6 anos

CDC - Operadoras de Telecomunicações são multadas em R$ 9,3 mi por cobrança indevida de serviços

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

Efeito constitutivo do registro do contrato de compra e venda de imóveis

Emanuel Gonçalves da Silva, Profissional de Comercialização e Consultoria de Serviços Bancários
Notíciashá 3 anos

Cobrança da Vivo indevida: Você passou por isso?

Artigoshá 6 anos

O Contrato de Compra e Venda no Código Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)